quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ingredientes para a Liderança Eficaz

Liderar com eficácia quer dizer mais do que simplesmente obter resultados – Significa conseguir o comprometimento da equipe. Muitos lideres se concentram apenas nos resultados e se esquecem de seu pessoal. Eles ficam em cima das pessoas até que o trabalho esteja pronto; definindo como sucesso o rendimento profissional no curto prazo.

O verdadeiro teste de liderança, por outro lado, é conquistar a confiança e o respeito da equipe, manter alta a motivação e ajudar a atingir novos patamares. Como resultado, a equipe trabalhará coesa e apresentará, de modo consistente, um bom desempenho por um longo período... Mesmo se o líder não estiver por perto.

“Liderança não é somente o que acontece quando você está presente; é o que acontece quando você está ausente.”
Ingredientes para a Liderança Eficaz:

Integridade: é criar um conjunto de valores e passar a viver de acordo com eles, é quando as ações de um líder personificam as crenças da organização, o resultado é uma cultura baseada em valores. “Liderar com integridade significa ser a pessoa que você quer que os outros sejam.

Parceria: implica que os lideres precisam ajudar a sua equipe a trabalhar, a aprender e a crescer juntos, unidos. “A parceria colhe o potencial da equipe”. Para conseguir um ambiente em que exista confiança é preciso ter um conjunto de valores que oriente o comportamento das pessoas que estão trabalhando para atingir os objetivos da empresa.

Reconhecimento: faz as pessoas se sentirem valorizadas. O reconhecimento permite que as pessoas saibam que o que elas fazem é importante, sabem que são partes importantes de uma organização, independente do nível hierárquico que se encontram.

O primeiro passo para que se chegue a um cultura de integridade é organizar uma infra-estrutura de confiança e respeito. As pessoas que não fazem o que dizem mostram falta de respeito com os outros; sua integridade esta em jogo. O modo como falo com minha equipe determina como eles me enxergam. O comportamento de um líder tem um impacto direto em seu nível de respeito. Um líder adquire o respeito e a confiança de sua equipe a partir do momento em que suas ações são as mesmas que suas palavras, ou seja, o líder vive aquilo que prega para sua equipe. A chave para a liderança eficaz é a relação que o líder estabelece com sua equipe.

Não se pode ser um líder eficaz a menos que cada um faça a sua parte a partir de uma perspectiva de autoliderança ou seja, sua equipe deve ser autogerenciavel, o fato de você como líder não estar presente, não impede que sua equipe tome decisões com energia e confiança.

Você ganha a medida que sua equipe ganha.

Trecho extraído do livro: A Pílula da Liderança
Autor: Muchnick, Marc; Blanchard, Ken

Nenhum comentário: