sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Estresse X Trabalho

O estresse relacionado ao trabalho é definido como situações em que a pessoa percebe seu ambiente organizacional como uma ameaça. Na organização, o estresse pode ser identificado tanto na pessoa, no grupo quanto na própria organização. Quando um desses três não combina ocorre o estresse.

Contribuem para formar o estresse no trabalho o clima organizacional, a função desempenhada, as relações pessoais, o tipo de trabalho realizado, além da falta ou excesso do mesmo. O que determina o nível de estresse que encontramos é a forma de nos relacionarmos com o mundo e como ele interage conosco, sendo, em alguns casos, difícil manter o equilíbrio e o controle emocional na situação em que se encontra nossa vida profissional, saúde financeira e familiar.

É saudável lembrar que as pressões dadas aos funcionários precisam ser construtivas. É preciso que ajam num nível de pressão apropriado de modo que o profissional não fique tenso ao extremo. Um dos fatores que determinam as doenças é o desgaste a que as pessoas são submetidas nos ambientes e nas relações com o trabalho. Conforme a maneira das pessoas serem preparadas para receber uma notícia dolorosa ou viver uma situação aversiva no trabalho, suas respostas ao estresse certamente serão menos intensas, impactantes. Já quando não são preparadas, a situação estressante tende a ser mais intensa.

O maior desafio é viver com qualidade em um mundo de alto desenvolvimento tecnológico e baixo desenvolvimento humano. Isso porque existe dificuldade de conciliar trabalho e vida pessoal. As organizações estão começando a entender que necessitam desenvolver programas de conscientização e apoio com o objetivo de proporcionar um equilíbrio entre o trabalho e melhoria de qualidade de vida, a contar que as dificuldades emocionais originadas da vida pessoal afetam o desempenho de maneira significativa.

Não podemos esquecer de outros fatores que prejudicam a saúde do trabalhador. Entre esses, podemos citar como exemplo: os procedimentos rígidos de trabalho, dificuldade de desenvolvimento de tarefas; posturas rígidas; ritmos acelerados de trabalho, muitas vezes impostos pelas máquinas, exigindo esforços exagerados; pressão do tempo; tensão entre as chefias e os subordinados; pressão para manter a produtividade; excesso de trabalho inadequado (muito frio, muito calor, ruídos excessivos, pouca luz, pouco espaço etc); monotonia e fragmentação do trabalho (cada trabalhador faz apenas uma pequena parte, sem ter a visão do conjunto do processo produtivo).

Como podemos eliminar as ações do estresse?

Melhorando nossa Qualidade de vida, praticando esportes, fazendo uma dieta alimentar saudável, eliminando as dívidas, conversando mais, tornando o seu trabalho seu escravo, e não você um escravo do seu trabalho, bom relacionamento dentro de sua equipe, uma ótima noite de sono, ingerir bastante água, sorrir e rir bastante, viver feliz, praticar boas ações, ler bastante, participar de projetos de solidariedade, mantendo a sua cabeça ocupada com atividades construtivas.

Jean Pierre